É só entrar e trabalhar: as vantagens dos
escritórios virtuais
Estruturas são boa alternativa para pequenas empresas e profissionais
liberais que estão começando a empreender
A professora de inglês Giana Gomes não tinha um local próprio adequado
para atender seus alunos e nem condições financeiras para investir em um espaço
que pudesse servir como sala de aula. Em 2008, ela encontrou uma solução para o
problema: um escritório virtual. Desde então, utiliza a estrutura do Joinville
Business Center (JBC), um dos prestadores desse tipo de serviço em Joinville
(veja lista abaixo), para repassar seus conhecimentos a quem quer aprimorar o
idioma. Ela leciona aulas individuais e para pequenos grupos de até cinco
pessoas. Em algumas turmas, há inclusive funcionários de multinacionais
instaladas na região Norte.
— O escritório virtual viabilizou o começo do meu negócio —
conta Giana.
Mesmo pouco conhecidos da grande maioria, os escritórios virtuais vêm se multiplicando País afora e
atraído, além de empresas, cada vez mais profissionais liberais. A estrutura
oferecida, com espaços para reuniões, treinamentos e até para um cafezinho no
meio da tarde, inclui energia elétrica, água, internet, serviços de limpeza e
até secretária com atendimento personalizado na taxa única cobrada pela
locação.
Uma sala padrão de 10 m² com mesa, cadeiras, telefone e ar-condicionado
custa, em média, R$ 900 e pode ser utilizada à noite, fora do horário
comercial, e até mesmo aos finais de semana e em feriados. Na ponta do lápis,
esta alternativa se torna mais vantajosa do que arcar com os gastos de uma
locação convencional (veja no comparativo ao lado), além de proporcionar outros
benefícios.
— É um local mais formal e que causa uma impressão melhor do que receber
um cliente em casa — avalia Rute Pogan Marquardt, que administra o JBC ao
lado do marido, Ismar Rubens.
O aluguel desses espaços é flexível. Existem pacotes de ocupação mensal,
mas é possível utilizar um escritório virtual para ocasiões esporádicas.
— A maioria dos nossos clientes loca por hora. Muitas vezes, são
profissionais de empresas de outras cidades que prestam serviços em
Joinville — conta Emily Dubiela Filippi, sócia da Ética Centro de
Negócios.
A empresa ou o profissional liberal pode tirar proveito desse tipo de
estrutura sem estar presente fisicamente nela. Uma das modalidades de serviço
oferecida é a contratação de um endereço empresarial. Neste caso, o local onde
funciona o escritório virtual passa a ser o endereço oficial do pequeno negócio,
recebendo ligações, encomendas e correspondências destinadas a ele – que são
devidamente repassadas em seguida via e-mail ou telefone.
Setor enxerga espaço para crescer
Em Joinville, a oferta desse tipo de serviço é relativamente recente. O
primeiro escritório virtual da cidade abriu as portas em 2006. Desde então,
outros começaram a surgir. Quem trabalha nesse ramo conta que a procura maior
tem sido de prestadores de serviços, que atendem as indústrias da região.
— O prestador de serviço faz seu trabalho na indústria, não na sua
casa. Mas com a burocracia da legislação, ele muitas vezes não consegue abrir a
empresa dele — avalia Mauricio Teixeira de Souza, sócio da Office
Escritórios Virtuais, justificando o porquê desse tipo de profissional buscar o
escritório virtual.
Mesmo com o momento difícil da economia, os escritórios virtuais
enxergam espaço para crescer. Alguns empresários da área dizem que seus
clientes não sentiram os efeitos do cenário turbulento, o que motiva o
investimento na expansão.
Até o início de 2016, a Office quer dobrar o tamanho da estrutura
oferecida – hoje de 70 m², com duas salas de reuniões, três postos de trabalho
e recepção. O JBC acabou de abrir mais 15 salas em uma das suas duas unidades e
está terminando a reforma de um espaço comum de convivência. O diretor da
Âncora Offices, Paulo Severo, que hoje administra um espaço de 100 m², já está
procurando um outro espaço para aumentar sua estrutura.
Incentivo à formalização de negócios
Apesar de não ser o seu principal objetivo, o escritório virtual às
vezes acaba impulsionando muitos profissionais liberais e pequenas empresas a
formalizarem seus negócios. Isso porque eles disponibilizam domicílio empresarial
e fiscal para abertura de empresas em endereço regularizado e liberado para
obtenção de alvará.
— O escritório acaba fazendo o trabalho do governo de regulamentar
uma micro ou pequena empresa — destaca Paulo Severo, diretor da Âncora
Offices.
Com a formalização, esses empreendedores passam a ter acesso, muitas
vezes, a linhas especiais de crédito que permitem que eles desenvolvam ou
ampliem suas empresas.
A recente aprovação, pelo Senado, da chamada “universalização do
Simples” anima o setor. A inclusão de 140 novas categorias no regime de
tributação simplificado deve dar novo impulso à regularização de pequenos
negócios, potenciais clientes dos escritórios virtuais.
Fonte: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/economia/noticia/2014/11/e-so-entrar-e-trabalhar-as-vantagens-dos-escritorios-virtuais-4650596.html
Fonte: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/economia/noticia/2014/11/e-so-entrar-e-trabalhar-as-vantagens-dos-escritorios-virtuais-4650596.html
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