segunda-feira, 4 de março de 2013


Como balancear sua vida social com sua rotina de empreendedor

Três dicas para não se sobrecarregar de trabalho e renovar as energias

Por Rafael Farias Teixeira

Mais um fim de semana vem chegando e todos esperam ansiosamente para aproveitar dois dias de lazer e descanso. Quer dizer, quase todo mundo. Muitos empreendedores – principalmente aqueles que ainda estão nos primeiros dias de suas empresas – muitas vezes precisam abdicar de uma vida social saudável para alcançar o sucesso em seus negócios. 

Para Adam Toren, fundador do site YoungEntrepreneur.com, a jornada de um empreendedor é bem diferente da de uma pessoa que escolheu uma forma tradicional de trabalho, o que não significa que ele não possa ter uma vida fora de sua empresa. Toren reuniu, no site da revista Entrepreneur, algumas dicas de como equilibraruma vida social ativa com o dia a dia de empreender: 

1. Marque uma data, reserve algum tempo 
Isso pode parecer fácil, mas pode ser mais complicado para quem é viciado em trabalho. Reserve algum tempo em sua agenda, ou até mesmo marque um dia inteiro, para aproveitar com pessoas queridas ou curtir alguns momentos sozinho. Você precisa dessas pausas para renovar as energias e também para estar com as pessoas que gostam de você. E faça com que as ocasiões não sejam eventuais, mas constantes. 

2. Crie um botão de desligar 
Para quem tem um trabalho mais tradicional é mais fácil dividir em que ponto termina a rotina profissional e onde começa a pessoal – basta acabar o expediente e você está pronto para aproveitar! Mas para um empreendedor, que tem na empresa não só um trabalho, mas também parte importante de sua vida, essa linha fica mais tênue. Crie um ritual ou um momento em que você desligue o botão ou feche a porta do seu lado empreendedor para poder aproveitar sua vida social. 

3. Mantenha contato 
Não deixe de lado as pessoas que são queridas nem desmarque a maioria de seus compromissos por causa do trabalho em seu negócio. É bem provável que essas pessoas garantirão sua sanidade nos momentos mais difíceis da sua jornada. Você também fará diversos contatos no mundo do empreendedorismo, muitos deles serão viciados em trabalho e pensarão como você, mas não esqueça as amizades antigas. Elas avisarão quando você estiver sacrificando demais sua vida social. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário