quarta-feira, 21 de novembro de 2012


8 tipos de amigo-secreto para animar sua festa de fim de ano

Fonte: http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI324359-17180,00-TIPOS+DE+AMIGOSECRETO+PARA+ANIMAR+SUA+FESTA+DE+FIM+DE+ANO.html


Conheça as diferentes modalidades da brincadeira e os cuidados necessários para que seja um sucesso

Da Redação
   Divulgação
“Meu amigo trabalha no setor de vendas, gosta de surfar nas horas vagas, é casado e tem o sonho de conhecer os países do Leste Europeu... Algum palpite?” Chega o final do ano e brincadeiras como a doamigo-secreto se tornam cada vez mais comuns no ambiente corporativo. A prática reúne e descontrai os funcionários, mas é preciso ficar atento a alguns cuidados para que ninguém seja colocado em uma saia justa.
“Todos devem participar do evento de confraternização. Para não haver problemas, o valor máximo do presente deve ser previamente estipulado”, afirma Agni Melo, especialista em etiqueta empresarial. “Em empresas maiores, é recomendado fazer a brincadeira do amigo-secreto em cada núcleo de trabalho, com grupos de no máximo 30 pessoas.”
Para que o evento seja compreendido como uma festa de confraternização, é ideal que a troca de presentesnão aconteça no ambiente empresarial. Ele pode ser realizado em um restaurante, por exemplo. “Durante a troca de presentes, é interessante que os participantes ressaltem apenas os pontos positivos do seu amigo-secreto. Uma maneira de conhecê-lo melhor é fazer a brincadeira de mandar cartinhas nos dias que antecedem o evento, perguntado o que ele gosta de fazer e algumas curiosidades, por exemplo”, afirma Fátima Motta, professora doutora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM.
Uma vez que o amigo-secreto será um evento de confraternização, os chefes e diretores do negócio devem fazer parte da brincadeira. “O objetivo da festa é comemorar os resultados obtidos e unir ainda mais o time de funcionários. Por isso, os chefes e diretores devem participar”, diz Agni Melo. E quem for o sorteado para presentear o chefe não teve ter receio de errar o presente. “Os donos do negócio devem ser vistos como mais um participante do jogo. As regras da brincadeira precisam se estender a eles também. Os funcionários não devem se preocupar em impressionar os diretores com presentes caros”, afirma Fátima Motta.
8 tipos de amigo-secreto
Já que a brincadeira é convencional, o site Pequenas Empresas & Grandes Negócios reuniu tipos diferentes de amigo-secreto, que podem transformar uma brincadeira simples em algo diferente. A seguir, há opções para todos os tipos de amigos, gostos e preços:

Amigo-secreto ladrão
Nessa brincadeira, o que fica secreto é o presente, e não o amigo. Cada participante deve comprar uma lembrança e embrulhá-lo de uma maneira que não seja possível descobrir o que está dentro do pacote. O sorteio acontece apenas na hora da entrega dos presentes, quando cada participante recebe um número. A pessoa que tirar o número 1 inicia a brincadeira e escolhe um embrulho. A partir daí, os próximos participantes, em ordem numérica, decidem se escolhem outro presente ou se roubam o presente de quem já escolheu. A brincadeira termina quando todos tiverem um presente diferente daquele que compraram. Depois, é só abrir os pacotes e descobrir o que ganharam.

Inimigo secreto
O importante deste tipo de amigo-secreto é dar uma lembrança que a outra pessoa não vá gostar. O presente pode lembrar alguma característica ou mania da pessoa. Mas cuidado. Essa brincadeira às vezes pode magoar. Por isso, os presentes devem ser escolhidos com cautela e ser interpretados como uma diversão.

Amigo de R$ 1,99
A única regra desta brincadeira é o local onde serão comprados os presentes: lojas de R$ 1,99.

Amigo CD ou DVD
Se a maioria dos funcionários gosta de música ou filmes, essa é a melhor opção de amigo-secreto, já que os únicos tipos de presentes da brincadeira serão um CD ou DVD.

Amigo-secreto sustentável Os presentes dessa brincadeira precisam ser produtos sustentáveis. É possível comprar bolsas ecológicas ou produtos feitos a partir de material reciclável.

Amigo doce
Uma das vertentes do amigo secreto é a troca de chocolates. Pode ser de qualquer tipo: branco, preto, com trufa, bombom, recheados, em caixas, em barras. O importante é descobrir qual o sabor predileto do seu amigo.

Amigo cartão
Cada pessoa deve comprar um cartão e nele escrever seus votos de boas festas para a pessoa sorteada. É permitido também escrever uma história engraçada que já aconteceu entre os dois ou um momento marcante.

Amigo artesanal
Esse tipo de amigo-secreto exige criatividade. Cada participante deve construir um presente para a pessoa sorteada. Há pessoas que sabem costurar, mexer com argila ou fazer desenhos, por exemplo. O ideal é construir algo inusitado e que combine com o seu amigo-secreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário